sábado, 21 de maio de 2011

Auguste Rodin & Camille Claudel

Eu adoro as obras do escultor Auguste Rodin e de sua musa e grande amor Camille Claudel (também escultor). A historia quase impossível dos 2, é feita de paixão e de sofrimento, como as obras deles.
Obras que cheiram o amor, a dor, a solidão, o sofrimento, o abandono, a dependência, a paixão, ... tantos sentimentos e estados vivendo pelo casal. Cada obra me toca na alma.
Minhas preferidas "la Danaïde" de Rodin, e "La Valse" de Claudel. Esculturas cheias de força, a chorar de emoção.... "le baiser" ("O beijo") tão gira,  e "le penseur", são as obras de Rodin a mais conhecidas no mundo.

Para saber mais sobre a vida de Auguste Rodin :
http://www.musee-rodin.fr/


é um de meus museus preferidos, quando estava a viver em Paris, odorei ir là ver e rever as esculturas, e o jardim é agradável. A não perder quando vai em Paris.

A excelente actriz francesa Isabele Adjani interpretou  Camille Claudel no filme do mesmo nome "Camille Claudel" de Bruno Nuytten, com Gérard Depardieu no papel de Auguste Rodin. A vida desta mulher é fascinante e terrível no mesmo tempo.

jà a seguir as fotos de minhas preferidas e mais obras espectaculares .....





































Sem comentários:

Enviar um comentário