quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tennessee Williams

Hoje, vou falar de litaratura, e de um grande homem, o dramaturgo Tennessee Williams, (nome verdadeiro :  Thomas Lanier Williams) é meu escritor preferido do seculo XX, e o autor de quem eu li mais livros ! foi suficiente de ver uma obra com seu nome que ainda não tinha lido, para comprar o livro.

Este ano, é o aniversario de seu data de nascimento hà 100 anos, nasceu o 26 março de 1911 (e morreu o 25 fevereiro de 1983).
Uma bela data para se lembrar deste ganhador de muitos prêmios :
o Prêmio Pulitzer por "A streetcar named desire" em 1948 e por "A cat on a hot ton roof" em 1955.
2 obras maiores, das mais conhecidas e que alcançaram mais sucesso no mundo.

Esta ultima peça "Gata em teto de zinco quente" em português. é muito especial em minha vida, porque, durante os anos que eu tirei algumas workshops  do Actor's studio e aulas de teatro e de interpretação, e 3 vezes, em 3 aulas diferentes, eu  tinha de interpretar o papel de de "Maggie" (Elizabeth Taylor no filme), desta peça, o que adorei !!! por isso, é uma peça que esta muito em meu coração e que estudei imenso !!.
e tenho de dizer que para um actor, fazer um personagem duma peça de TW é sempre um grande exercício e um grande papel, porque são personagens muito interessantes e ricos.

mas também TW recebeu o prêmio do New York Drama Critics' circle por "The Glass menagerie" em 1945 e por " The night of the Iguana" em 1961.
Ainda mais, recebeu o prêmio Tony Award de melhor peça por "The Rose tattoo" em 1952.
E em 1980 foi presenteado com a medalha presidencial da libertade pelo presidente americano  Jimmy Carter.

O dramaturgo de nacionalidade norte-americana,  tem uma maneira bem pessoal e muito perta da realidade para "pintar" a vida de sua epoca, pois, as suas obras estão muitas inspiradas de acontecimentos de sua propiria vida ou da vida de seus próximos. Tanto que se sente fortamente toda sensibilidade e o lado humano, de quem senti realmente o que ele esta a descrever.

Ao final temos obras muitas fortes, cheias de verdade e de emoção. Difícil de ficar insensível a lectura dum livro de Tennessee.
O assunto é muitas vezes diferentes lados da sociedade, mas também todos lados do ser humano, o que se sente quando sofre, quando sente injustiça, incompreensão, ou alegria e privilegio, todos estes estados, estão presentes através dos personagens de suas obras, e inspirados de pessoas da vida de TW, se trata do alcoolismo, da instabilidade mental (de sua irmà Rose), da homossexualidade (de Tennessee), uma descrição muito autobiográfica.

Eu li quase todas suas obras ! e adorei todas !!  "sweet bird of youth" ou "Suddenly last summer",
"the roman spring of Mrs Stone", " Baby Doll"   .... são obras a recomendar !!

Existe uma outra maneira de descobrir as obras de Tennessee Williams, é de ver as adaptações no Cinema, ou no teatro, todas grandes obras aqui citadas foram adaptadas no grande ecran, e interpretadas pelos melhores actores da altura.

E vi muitos filmes e peças de teatro de obras de TW, e temos de ver e rever :
- " a streetcar named desire" dirigido por o genial Elia Kazan, com o outro genial Marlon Brando  e a genial Vivien  Leigh !! resultado : um filme genial !
- The Rose tattoo" com Anna Magnani e Burt Lancaster.
- " Baby Doll" outra vez de Elia Kazan, com a fantástica Carrol baker e Eli Wallach
- " Cat on a hot tin Roof", realizado por Richard Brooks, com Elizabeth Taylor (um dos melhores papeis dela), e Paul Newman e Burl Ives.
- "Suddenly last summer" de J L Mankiewicz (muito bom realizador !), com Katharine Hepburn e o fantástico Montgomery Clift,
- "Sweet bird of youth" outra obra de TW realizada por Richard Brooks, com Paul Newman e Geraldine Page,
- " The roman spring of Mrs Stone" com Warren Beatty e Vivien Leigh,
- "the night of the iguana" de John Huston,  com um trio de choque ! : Richard Burton, Ava Gardner, Deborah Kerr


e bem outros a ver, com outros realizadores, outros actores ....

Mas tem de ter lido ao menos um obra de TW em sua vida ! eu adoro TW.

Sem comentários:

Enviar um comentário