domingo, 5 de junho de 2011

Peter Lindbergh

Um fotografo que jà faz parte dos "clássicos" ou seria melhor dizer "dos mestres" ! Mesmo se ele tem fotografias em cores fantásticas de tipo onírico ou cinematográfico, o fotografo alemão, nascido em 1944,  Peter Lindbergh (de seu nome verdadeiro Peter Brodbeck) é conhecido para seus preto&branco aos quais ele sabe dar uma atmosfera bem particular e única que se reconhece a primeira vista.

De certeza que é famoso para ser um dos grandes fotógrafos associados a geração "anos 90" das supermodelos, reunindo, varias vezes, varias delas, em fotografias imortais para capas e editoriais das melhores revistas do mundo.
Das míticas modelos Cindy Crawford, Kate Moss, Chrity Turlington, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Karen Mulder, Naomie Campbell, Nadia Auermann, Claudia Schiffer, Milla Jojovitch, Helena Christensen, Amber Valetta....nos anos 90, até  Julianne Moore, Kate Winslet, Penelope Cruz, Nicole Kidman, Robin Wright, Sharon Stone, Monica Bellucci, e Scarlett Johansson nos anos 2000, entre muitas outras e outros !! pois, Lindbergh também fotografa homens, como a famoso calendário dos jogadores da selecção de râguebi francesa ou o modelo Mark Vanderloo para Calvin Klein....
Centenas de fotografias que vão ficar na memória da fotografia.

Eu me lembro dum dia em Paris onde fui convidada a inauguração numa galeria que organizou uma exposiçao de fotografias de Peter Lindbergh unicamente com fotografias de Milla Jojovitch !! espectacular !!
De toda maneira foi fácil de gostar desta exposição, eu gosto jà muito de Milla Jojovitch que fica sempre linda em qualquer fotografia, eu tive o prazer de trabalhar com ela (para uma campanha de Celine com o fotografo Vincent Peters), e eu tenho de dizer que foi uma dos melhores modelos que encontrei, ela é simplesmente excepcional, simpatica e duma energia como poucas tem, um grande profissional.

Jà não se contam as publicações e livros sobre Peter Lingbergh e seu trabalho.
Também os tiragens jà fazem parte de leiloes de arte e a valor das obras do fotografo, faz parte do grupo de grandes artistas, com preço sempre a subir..

Eu tenho o livro das edições Assouline.

Para saber mais sobre ele :
http://www.peterlindbergh.com/












































Sem comentários:

Enviar um comentário