quinta-feira, 9 de junho de 2011

Simone de Beauvoir/Nelson Algren

Simone de Beauvoir, o que dizer ? são tantas as coisas a contar sobre esta mulher incrível do final do século XX, Mulher de força, intelectual, escritor, filósofo, existencialista, sempre a sorrir e tem um "chic parisien" (chique parisiense) ou seja é natural e com a atitude certa ...
Um exemplo de mulher, uma mulher com nível.
Ela mudou o mundo das mulheres em geral, uma combatente para os direitos das mulheres para se sentir livre e com força, ele combateu para dar a mulher um lugar igual ao homem na política, no trabalho, na vida... e tentou ajudar para ultrapassar dificuldades, como fazer aceitar o aborto (o que na época foi um escândalo !).
Mais que isso, ela consegui fazer tudo isso com uma inteligência fora da media e com elegância. Os livros de Simone de Beauvoir fazem parte dos clássicos da literatura mundial "le deuxième sexe" seria o mais falado. Mas o "memoire d'une jeune fille rangée", "les mandarins" e "la force de l'âge" são também obras famosas a ler sem falta.

Na riqueza de toda a obra que a escritora deixou, nos podemos aprender e conhecer  a vida literária,  intelectual e política da época destes anos de sua vida (1908-1986), principalmente depois da primeira guerra mundial até o inicio dos anos 80 em Paris. A sua vida sempre foi totalmente associada a um outro génio do século XX, o escritor e filosofo, Jean-Paul Sartre, um Grande homem de talento, figura também importante da literatura mundial.
O casal vai se encontrar na universidade de letras e nunca se separar.
Mas este amor, apesar de ser eternal e forte, seria sempre antes de tudo um amor intelectual, como uma união de confiança e de ideias partilhadas. Simone de Beauvoir  e Jean-Paul Sartre não podem viver sem a opinião de um e do outro, é uma união de fascinação e de admiração mutual e total.

Mas hà também um outro homem muito importante na vida de Simone de Beauvoir, e é mesmo desta historia de amor que eu queria falar nesta pagina de meu Blog. Este homem é o escritor americano Nelson Algren, que estava a viver em Chicago, e que Simone de Beauvoir encontrou durante um viagem nos estados Unidos depois da segunda guerra mundial. A paixão é imediata ! vão seguir muitos viagens Paris-Nova-Iorque para ir visitar Nelson Algren e viver a outra grande historia de amor de sua vida. Esta historia de Simone e Nelson va ser uma historia de grande paixão.
De 1947 até 1964, Simone de Beauvoir e Nelson Algren vão se escrever centenas de cartas de amor, e boas noticias !  todas estas cartas estão reunidas num livro que saiu com o nome " lettres à Nelson Algren, un amour transatlantique" das edições Gallimard/ Folio.
Eu comprei este livro de 911 paginas, há 6 anos atrás (quando ainda estava a viver em Paris), e desde que eu comecei a ler a primeira pagina, eu não consegui parar, eu devorei o livro ;-)
Não sei como explicar, este livro, muito menos conhecido da escritora feminista, é, se calhar, o único onde ela deixa sair todos seus grandes sentimentos amorosos, tal como dum outro lado, o livro apresenta um lado interessante também, a descrever a vida quotidiana desta época no Paris dos bairros de Saint-Germain des Prés e de Montparnasse, e a vida nos Estados unidos contada pelo Nelson Algren e Simone de Beauvoir durante seus viagens na América e França.

Mas eu tenho de dizer que o melhor é que nestas cartas, descobrimos um outro lado da Grande Simone de Beauvoir, um lado indispensável na vida de qualquer mulher (e homem), o lado do amor, o lado duma mulher totalmente apaixonada ! "une femme amoureuse", que bom , não é ?
Por isso, este livro é como o amor verdadeiro numa vida, a não perder !

Mas, sabem o que ? um filme vai estar realizado sobre esta historia ! por o realizador Lasse Hallstrom (que jà fiz "Gilbert Grape" e "Chocolate"com Johnny Depp,  "The shipping news", "Casanova", "An unfinished life" bom filme com Robert Redford, Morgan Freeman e Jennifer Lopez.


E ainda melhor : os actores seleccionados para fazer o papel do casal, é um verdadeiro casal na vida, e também a viver uma historia fascinante de amor, estou a falar de Johnny Depp e Vanessa Paradis, que vão estar reunidos num filme para a primeira vez.
Jà estou a espera de ver o filme, que vai se chamar "My american lover".

Veja jà a seguir algumas fotografias de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre quando encontraram Che Guevara, e fotografias de Nelson Algren, e uma de Simone de Beauvoir, nua que foi tirada por Art Shay, um amigo fotografo de Nelson Algren que emprestou ao casal a sua casa nos USA, ele "roubou" esta foto, mas ela vi e sò respondi com um riso. Nelson ficou com a foto.

A historia entre os dois, acabou em 1964, mas quando Simone de Beauvoir morreu em 1986 e foi enterrada ao lado de Jean-Paul Sartre no cemitério de Montparnasse em Paris, Simone de Beauvoir tinha no dedo, o anel de Nelson Algren .....













1 comentário:

  1. Simone e Sartre eram sinceros e transparentes um com o outro...tinham uma filosofia de vida onde a sua opinião era que uma pessoa não podia se considerar dona da outra. Sartre sabia da relação amorosa de sua Simone com Algren,mas ele permitiu que ela vivesse plenamente essa relação porque de fato não achava que Simone fosse uma propriedade sua que lhe devesse total e absoluta fidelidade. Algo difícil de se entender em nossa sociedade monogâmica. Mas tudo bem...Sartre e Simone não só estavam a frente do seu tempo como ainda estão a frente deste nosso atual tempo. Simone e Sartre com as suas respectivas literaturas e filosofia existencialista são atemporais. Beijos poéticos em tua alma maravilhosa de mulher parisiense que vive em lisboa.

    ResponderEliminar