quinta-feira, 9 de junho de 2011

Simone de Beauvoir/Nelson Algren

Simone de Beauvoir, o que dizer ? são tantas as coisas a contar sobre esta mulher incrível do final do século XX, Mulher de força, intelectual, escritor, filósofo, existencialista, sempre a sorrir e tem um "chic parisien" (chique parisiense) ou seja é natural e com a atitude certa ...
Um exemplo de mulher, uma mulher com nível.
Ela mudou o mundo das mulheres em geral, uma combatente para os direitos das mulheres para se sentir livre e com força, ele combateu para dar a mulher um lugar igual ao homem na política, no trabalho, na vida... e tentou ajudar para ultrapassar dificuldades, como fazer aceitar o aborto (o que na época foi um escândalo !).
Mais que isso, ela consegui fazer tudo isso com uma inteligência fora da media e com elegância. Os livros de Simone de Beauvoir fazem parte dos clássicos da literatura mundial "le deuxième sexe" seria o mais falado. Mas o "memoire d'une jeune fille rangée", "les mandarins" e "la force de l'âge" são também obras famosas a ler sem falta.

Na riqueza de toda a obra que a escritora deixou, nos podemos aprender e conhecer  a vida literária,  intelectual e política da época destes anos de sua vida (1908-1986), principalmente depois da primeira guerra mundial até o inicio dos anos 80 em Paris. A sua vida sempre foi totalmente associada a um outro génio do século XX, o escritor e filosofo, Jean-Paul Sartre, um Grande homem de talento, figura também importante da literatura mundial.
O casal vai se encontrar na universidade de letras e nunca se separar.
Mas este amor, apesar de ser eternal e forte, seria sempre antes de tudo um amor intelectual, como uma união de confiança e de ideias partilhadas. Simone de Beauvoir  e Jean-Paul Sartre não podem viver sem a opinião de um e do outro, é uma união de fascinação e de admiração mutual e total.

Mas hà também um outro homem muito importante na vida de Simone de Beauvoir, e é mesmo desta historia de amor que eu queria falar nesta pagina de meu Blog. Este homem é o escritor americano Nelson Algren, que estava a viver em Chicago, e que Simone de Beauvoir encontrou durante um viagem nos estados Unidos depois da segunda guerra mundial. A paixão é imediata ! vão seguir muitos viagens Paris-Nova-Iorque para ir visitar Nelson Algren e viver a outra grande historia de amor de sua vida. Esta historia de Simone e Nelson va ser uma historia de grande paixão.
De 1947 até 1964, Simone de Beauvoir e Nelson Algren vão se escrever centenas de cartas de amor, e boas noticias !  todas estas cartas estão reunidas num livro que saiu com o nome " lettres à Nelson Algren, un amour transatlantique" das edições Gallimard/ Folio.
Eu comprei este livro de 911 paginas, há 6 anos atrás (quando ainda estava a viver em Paris), e desde que eu comecei a ler a primeira pagina, eu não consegui parar, eu devorei o livro ;-)
Não sei como explicar, este livro, muito menos conhecido da escritora feminista, é, se calhar, o único onde ela deixa sair todos seus grandes sentimentos amorosos, tal como dum outro lado, o livro apresenta um lado interessante também, a descrever a vida quotidiana desta época no Paris dos bairros de Saint-Germain des Prés e de Montparnasse, e a vida nos Estados unidos contada pelo Nelson Algren e Simone de Beauvoir durante seus viagens na América e França.

Mas eu tenho de dizer que o melhor é que nestas cartas, descobrimos um outro lado da Grande Simone de Beauvoir, um lado indispensável na vida de qualquer mulher (e homem), o lado do amor, o lado duma mulher totalmente apaixonada ! "une femme amoureuse", que bom , não é ?
Por isso, este livro é como o amor verdadeiro numa vida, a não perder !

Mas, sabem o que ? um filme vai estar realizado sobre esta historia ! por o realizador Lasse Hallstrom (que jà fiz "Gilbert Grape" e "Chocolate"com Johnny Depp,  "The shipping news", "Casanova", "An unfinished life" bom filme com Robert Redford, Morgan Freeman e Jennifer Lopez.


E ainda melhor : os actores seleccionados para fazer o papel do casal, é um verdadeiro casal na vida, e também a viver uma historia fascinante de amor, estou a falar de Johnny Depp e Vanessa Paradis, que vão estar reunidos num filme para a primeira vez.
Jà estou a espera de ver o filme, que vai se chamar "My american lover".

Veja jà a seguir algumas fotografias de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre quando encontraram Che Guevara, e fotografias de Nelson Algren, e uma de Simone de Beauvoir, nua que foi tirada por Art Shay, um amigo fotografo de Nelson Algren que emprestou ao casal a sua casa nos USA, ele "roubou" esta foto, mas ela vi e sò respondi com um riso. Nelson ficou com a foto.

A historia entre os dois, acabou em 1964, mas quando Simone de Beauvoir morreu em 1986 e foi enterrada ao lado de Jean-Paul Sartre no cemitério de Montparnasse em Paris, Simone de Beauvoir tinha no dedo, o anel de Nelson Algren .....













Sem comentários:

Enviar um comentário